Sessão de sensibilização sobre violência doméstica para adultos mais velhos
No passado dia 25 de novembro de 2021, a equipa do Triplo D dinamizou uma sessão de sensibilização direcionada para adultos mais velhos (65+), no edifício MiraCenter, em Mira. O convite por parte do Projeto MoverMira 4G – CLDS 4G, surge no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado neste dia 25 de novembro, de forma a alertar para este grave problema que atinge as mulheres, tanto em casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico.
A sessão incidiu na temática da violência doméstica, um tema extremamente relevante e atual, que deve ser discutido e pensado por pessoas de diferentes idades, contextos socioeconómicos e culturais. A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. É um tema ainda mais relevante quando atravessamos uma pandemia devido à COVID-19, que tem colocado muitas destas situações à margem dos números reais.
De acordo com a publicação da SICNotícias, do dia 21 de setembro de 2021, Portugal registou quase 2000 agressores por violência doméstica, entre janeiro e junho de 2021. Os números adiantados pelo Governo são superiores aos do período homólogo do ano passado. Morreram 9 mulheres e três homens em contextos de violência doméstica. Quase 1100 vítimas estavam em situação de acolhimento, 700 mulheres, 364 crianças e 16 homens, que foram obrigados a sair de casa para evitarem agressões.