Financiamento

Programa cidadãos Ativ@s

O Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024) foi criado na sequência do concurso para a gestão em Portugal do Active Citizens Fund, um fundo destinado a Organizações Não Governamentais (ONG), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants. Está a ser gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Fundação Bissaya Barreto. O objetivo central do Programa Cidadão Ativ@s é fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.

O Programa procura apoiar projetos que promovam:

• a democracia, a cidadania ativa, a boa governação e a transparência;
  • os direitos humanos e a igualdade de tratamento, através do combate a quaisquer formas de discriminação;
  • a justiça social e a inclusão de grupos vulneráveis;
  • a capacitação das ONG.

O Programa deve ainda contribuir para os objetivos gerais do EEA Grants em Portugal e para a concretização de uma boa governação e do desenvolvimento sustentável.

Website: https://gulbenkian.pt/cidadaos-ativos/

Contactos: gulbenkian@cidadaos-ativos.pt | bissaya@cidadaos-ativos.pt