DESCRIÇÃO

O projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação cívica dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Tem dinamizado sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, com o objetivo de educar e fortalecer a cultura da cidadania ativa e participativa de profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e adultos mais velhos (65+). Neste sentido, propõe-se a tornar os grupos-alvo em promotores e agentes da mudança e da decisão política, auxiliando-os a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local.

OBJETIVOS

• Fortalecer a Sociedade Civil através do aumento de conhecimento sobre as instituições democráticas, participação cívica e sensibilização para o compromisso social;
  • Capacitar a equipa do projeto e parceria alargada, com formação especializada;
  • Formar e sensibilizar os públicos-alvo, com vista à promoção da cidadania e da democracia;
  • Aumentar a autoeficácia para a participação, envolvimento e tomada de decisão em grupos e práticas referentes aos Direitos Humanos, Democracia e variáveis da Demografia;
  • Potenciar a capacitação e empoderamento dos públicos-alvo na compreensão, formulação e participação em políticas públicas através de atividades pedagógicas e de sensibilização;
  • Disseminar as temáticas do Triplo D através do estímulo às redes de parceiros e comunicação estruturada para cada público-alvo;
  • Potenciar a replicação das ações e recursos e a partilha de boas práticas através da criação do website, toolkit e documento de suporte.

COMPONENTES

Capacitação:

• Formação-ação em literacia democrática e ativação comunitária para capacitar e empoderar os colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Sensibilização:

• Sessões de literacia e ativação democrática, com o objetivo de promover competências pessoais facilitadoras de um desenvolvimento positivo e de contextos propiciadores da participação democrática e cidadania ativa. Faz-se aqui um percurso que se inicia no jardim-de-infância e culmina com adultos mais velhos (+65), abrangendo diferentes contextos socioeconómicos, culturas, grupos etários e estruturas de relação.
  • Exponenciar a disseminação de ambientes saudáveis e amigáveis, através de um programa de eventos culturais e campanhas de divulgação, com extensa participação direta do público-alvo, que assim interioriza e se apropria da temática de uma forma mais intensa e  aprofundada.
  • Esta metodologia pretende transformar todos os participantes em veículos de sensibilização junto dos seus círculos pessoais, multiplicando os destinatários das ações e facilitando a penetração da sensibilização nas diferentes esferas sociais.

Ativação:

• Nesta componente a perspetiva é colocar os públicos-alvo como motores e protagonistas do processo de ativação, nomeadamente através das iniciativas: “Parlamento dos Jovens” e “Cidadãos (Inter)geracionais”.
  • Dinamizar sessões públicas de discussão sobre temas correntes em debate na política portuguesa e europeia.
  • Criar grupos de trabalho locais, em que jovens, adultos e adultos mais velhos debatam os problemas coletivamente.
  • Co-elaboração de tomadas de posição conjuntas enviadas aos decisores políticos.

Comunicação:

• Maximizar a utilização da rede institucional de parceiros e a relação de proximidade da Cáritas Diocesana de Coimbra com os media e autarquias locais, regionais e nacionais para a criação de uma malha comunitária de disseminação e participação.
  • Esta última componente surge como uma ação transversal à promoção e fortalecimento da cidadania e participação democrática. Para que esta seja consequente e efetiva, engloba a disseminação do projeto, nas suas várias vertentes e uma atividade de monitorização e avaliação, que permite refletir sobre resultados e lições aprendidas: “A Democracia comunica-se”.