APRESENTAÇÃO

Contextualização

A Cáritas Diocesana de Coimbra sempre desenvolveu a sua ação com e para as comunidades. Ao longo deste caminho surgiu a Equipa “Consentido(s) Prevenção e Educação”, que tem como principal objetivo o desenvolvimento integral da pessoa, facilitando a aquisição de capacidades e competências, num contexto informal. A sua intervenção assenta no desenvolvimento de ações que potenciam o aumento do conhecimento biopsicossocial, para uma educação das sexualidades nas crianças, jovens e adultos, bem como em ações que promovam a responsabilização de atitudes e comportamentos, de forma a prevenir os consumos de substâncias aditivas. Paralelamente são implementadas iniciativas que apoiam o desenvolvimento das capacidades educativas dos pais e dos educadores.

Resultante do trabalho desenvolvido por esta equipa, surgiu o Projeto “Desigual” (2016-2019), co-financiado pelo programa Portugal 2020 (POISE-36-2015-21). Foi uma iniciativa que visou a promoção da Igualdade de Género, num contexto de pluralidade e de aceitação da diversidade de cada indivíduo. Teve como fator diferenciador o público-alvo, que abrangeu desde crianças, jovens e pais/educadores, adultos mais velhos, mas também grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente pessoas em situação de exclusão social, pessoas sem-abrigo e vítimas de violência.

O Projeto Triplo D

No seguimento de todo o trabalho desenvolvido, da experiência adquirida ao longo do tempo e necessidades das comunidades, nasceu Projeto Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos). De forma geral, pretende fortalecer a cidadania ativa e participativa, com vista a um maior envolvimento e consciência dos cidadãos sobre a relação entre os espaços, as pessoas e o seu bem-estar.

Ilustração do CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra no Agrupamento de Escolas de Guia (Pombal)

ENTIDADE PROMOTORA

Cáritas Diocesana de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e uma organização não governamental (ONG), na Diocese de Coimbra, que presta apoio social e serviços nos âmbitos social, saúde, educação e pastoral. Apoia 26.500 pessoas/ano, em 5 distritos da região Centro. Para o efeito conta com 90 Centros, num total de 151 serviços, dinamizados por cerca de 1000 colaboradores e 150 voluntários. Relevam-se 57 Centros de Atividades de Tempos Livres, maioritariamente sediados nas escolas da Região, atividades de enriquecimento curricular e 12 outras respostas sociais.

No que concerne à articulação entre a estratégia de capacitação organizacional e o projeto Triplo D, pretende-se cumprir um dos grandes objetivos da instituição ao nível da formação dos colaboradores nas áreas da cidadania, ativação comunitária e participação democrática, numa abordagem especializada, transversal e multidisciplinar.

Website: https://caritascoimbra.pt/

EQUIPA TÉCNICA