APRESENTAÇÃO

Contextualização

A Cáritas Diocesana de Coimbra sempre desenvolveu a sua ação com e para as comunidades. Ao longo deste caminho surgiu a Equipa “Consentido(s) Prevenção e Educação”, que tem como principal objetivo o desenvolvimento integral da pessoa, facilitando a aquisição de capacidades e competências, num contexto informal. A sua intervenção assenta no desenvolvimento de ações que potenciam o aumento do conhecimento biopsicossocial, para uma educação das sexualidades nas crianças, jovens e adultos, bem como em ações que promovam a responsabilização de atitudes e comportamentos, de forma a prevenir os consumos de substâncias aditivas. Paralelamente são implementadas iniciativas que apoiam o desenvolvimento das capacidades educativas dos pais e dos educadores.

Resultante do trabalho desenvolvido por esta equipa, surgiu o Projeto “Desigual”  (2016-2019), co-financiado pelo programa Portugal 2020 (POISE-36-2015-21). Foi uma uma iniciativa que visou a promoção da Igualdade de Género, num contexto de pluralidade e de aceitação da diversidade de cada indivíduo. Teve como fator diferenciador o público-alvo, que abrangeu desde crianças, jovens e pais/educadores, adultos mais velhos, mas também grupos particularmente vulneráveis, nomeadamente pessoas em situação de exclusão social, pessoas sem-abrigo e vítimas de violência.

O Projeto Triplo D

No seguimento de todo o trabalho desenvolvido, da experiência adquirida ao longo do tempo e necessidades das comunidades, nasceu Projeto Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos). De forma geral, pretende fortalecer a cidadania ativa e participativa, com vista a um maior envolvimento e consciência dos cidadãos sobre a relação entre os espaços, as pessoas e o seu bem-estar.

Ilustração do CATL da Cáritas Diocesana de Coimbra no Agrupamento de Escolas da Guia

OBJETIVOS

• Fortalecer a Sociedade Civil através do aumento de conhecimento sobre as instituições democráticas, participação cívica e sensibilização para o compromisso social;
  • Capacitar a equipa do projeto e parceria alargada, com formação especializada;
  • Formar e sensibilizar os públicos-alvo, com vista à promoção da cidadania e da democracia;
  • Aumentar a autoeficácia para a participação, envolvimento e tomada de decisão em grupos e práticas referentes aos Direitos Humanos, Democracia e variáveis da Demografia;
  • Potenciar a capacitação e empoderamento dos públicos-alvo na compreensão, formulação e participação em políticas públicas através de atividades pedagógicas e de sensibilização;
  • Disseminar as temáticas do Triplo D através do estímulo às redes de parceiros e comunicação estruturada para cada público-alvo;
  • Potenciar a replicação das ações e recursos e a partilha de boas práticas através da criação do website, toolkit e documento de suporte.

DESCRIÇÃO

O projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação cívica dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Desenvolve sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, com o objetivo de educar e fortalecer a cultura da cidadania ativa e participativa de profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas. Neste sentido, propõe-se a tornar os grupos-alvo em promotores e agentes da mudança e da decisão política, auxiliando-os a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local.

ENTIDADE PROMOTORA

Cáritas Diocesana de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e uma organização não governamental (ONG), na Diocese de Coimbra que presta apoio social e serviços nos âmbitos social, saúde, educação e pastoral. Apoia 26.500 pessoas/ano, em 5 distritos da região Centro. Para o efeito conta com 90 Centros, num total de 151 serviços, dinamizados por cerca de 1000 colaboradores e 150 voluntários. Relevam-se 57 Centros de Atividades de Tempos Livres, maioritariamente sediados nas escolas da Região, atividades de enriquecimento curricular e 12 outras respostas sociais.

No que concerne à articulação entre a estratégia de capacitação organizacional e o projeto Triplo D, pretende-se cumprir um dos grandes objetivos da instituição ao nível da formação dos colaboradores nas áreas da cidadania, ativação comunitária e participação democrática, numa abordagem especializada, transversal e multidisciplinar.

Website: https://caritascoimbra.pt/

EQUIPA TÉCNICA

Ana Goreti Oliveira – Gestora do Projeto

Joana Carvalho – Técnica do Projeto

Elisabete Santos – Técnica de Contabilidade

Flávia Rodrigues e Joana Vieira – Departamento de Comunicação

Andrea Campos – Coordenadora dos Projetos Nacionais | Departamento de Inovação

O Projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos.