Triplo D participou no evento “Ser + Humano – Health and Human Rights”

A equipa do Projeto TriploD, da Cáritas Diocesana de Coimbra, esteve no dia 22 de abril, no Auditório do Museu P.O.R.O.S. de Condeixa-a-Nova, a participar no evento “Ser+ Humano – Health and Human Rights”. Esta iniciativa foi organizada pelos alunos do 12.º ano da Escola Secundária Fernando Namora, sob a orientação da Professora Conceição Caramelo e consistiu num conjunto de palestras e atividades sobre saúde e direitos humanos. O Triplo D participou com o tema “A construção dos Direitos Humanos”.
A equipa do Triplo D começou por abordar o tema dos direitos humanos, com a noção que os direitos caminham lado a lado com os deveres e enquanto seres humanos somos parte de uma sociedade e devemos respeitar e ser respeitados/as. E quando se fala de diversidade? De ser diferente? Segundo Diogo G. “Somos iguais enquanto seres humanos, diferentes no que respeita às nossas características.” E o que se entende por direitos? “O que nos é devido.” (Hugo M.) Segundo a equipa “Um direito é uma reivindicação justificada. Contudo, nos direitos humanos não é preciso uma justificação, todos são igualmente importantes e conectados entre si.”
A sessão continuou fazendo uma breve referência ao percurso histórico “direitos humanos, sempre foi assim?” Podemos certamente afirmar que não e que o caminho é árduo como se vê diariamente nas notícias. Tem de se ter presente a ideia de que migrantes, imigrantes, refugiados todos têm direito a começar um novo capítulo da sua vida. Nunca esquecer que a construção dos direitos humanos depende de todos e todas, mas o conceito perde-se um pouco nas atitudes e nos comportamentos do dia-a-dia. Como referiu Ana Goreti “Nós gostamos de pensar no Eu, mas o conjunto dos Eus faz o todo e sejamos nós, entidades governamentais ou outras, todos e todas temos um papel e temos de fazer todos os dias.”
A conceção de direitos humanos também nem sempre teve os mesmos conceitos em consideração, dependeu do contexto. Foram apresentadas então as diferentes declarações e organizações dedicadas ao estabelecimento dos direitos humanos de forma a aplicá-los em todo o mundo. Direito à vida, à saúde, educação, trabalho digno, liberdade, … Contudo, não tendo uma obrigatoriedade legal representada em todos os países, existem países que não assinaram e que ainda vivem em regimes de ditadura. De seguida foram abordados os direitos da criança e a questão das práticas culturais explicando-se que por si as culturas não são más, negativas, mas muitas delas têm as chamadas práticas culturais que entram em conflito com os direitos humanos e os direitos da criança. Por último deu-se enfoque a Portugal e a alguns momentos históricos que vieram alterar as leis para que os direitos humanos sejam salvaguardados. A sessão terminou com algumas frases chave para uma reflexão sobre os temas abordados:
“Às vezes uma pessoa pode fazer toda a diferença!” (Equipa Triplo D)
“A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)
“Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o Mundo.” (Malala)