Cáritas de Coimbra dinamiza campanha de sensibilização ambiental na Mata Nacional do Choupal através do projeto Triplo D

Na manhã do dia 14 de abril realizou-se a campanha de sensibilização ambiental “Eu cuido da minha cidade”, uma iniciativa do Triplo D, um projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, em colaboração com o CATL e o CAJ do Centro Comunitário de S. José. A manhã começou com uma bela caminhada, seguida de uma recolha de lixo na Mata Nacional do Choupal, com especial atenção à separação do lixo comum, dos plásticos, metais, papéis e cartões. Contou com a participação de 11 crianças e jovens e 6 adultos, que para além do trabalho cívico, partilharam momentos de companheirismo e diversão.

De 2020 a 2022, o Triplo D dinamizou 4 grupos de discussão comunitária, inseridos na iniciativa “Cidadãos (Inter)geracionais”, com o objetivo de discutir temas relevantes e dar voz aos cidadãos e cidadãos sobre as suas necessidades, a nível individual e coletivo. Esta campanha de sensibilização ambiental nasce da discussão sobre a poluição e o ambiente, com o grupo do Bairro de São Miguel, com o nome “CI S. Miguel” e o grupo com participantes do Bairro da Rosa e do Bairro do Ingote, intitulado “CI Planalto”. Este último contou com a participação de crianças e jovens do Centro Comunitário de S. José e adultos mais velhos do Centro Social de S. Pedro.

Uma das necessidades identificadas foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e de transformar os cidadãos e cidadãs em participantes ativos na construção de cidades mais sustentáveis e amigas do ambiente! A realização de esta e outras iniciativas cívicas do Triplo D pretenderam ser um mecanismo privilegiado de exercício de participação dos cidadãos e cidadãs na vida pública.

O Triplo D é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.