Dia Internacional dos Direitos Humanos 2021

📌 Hoje celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que assinala a data em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1948. Disponível em mais de 500 idiomas, é o documento traduzido em mais línguas mundialmente. Esta data corresponde também à entrega do Prémio Nobel da Paz.
💬 Em 2020, o tema do Dia Internacional dos Direitos Humanos foi “Recover Better – Stand Up for Human Rights”, para assinalar a situação pandémica devido à COVID-19 e a necessidade de assegurar que os Direitos Humanos assumem um papel central nos esforços de recuperação. Este ano o tema central é a igualdade (“Equality – Reducing inequalities, advancing Human Rights”), tendo por base o artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que refere que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
💻📲 No website do Triplo D encontram um kit, em formato digital, composto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção dos Direitos da Criança. Podem aceder aos documentos aqui: https://triplod.caritascoimbra.pt/recursos-documentos/