2.ª edição da Tertúlia “Vozes no Feminino” contou com a participação de mulheres inspiradoras e inovadoras

No passado dia 25 de novembro, o projeto Triplo D, da Cáritas Diocesana de Coimbra, dinamizou a 2.ª edição da Tertúlia “Vozes no Feminino”. Depois de, em outubro, se ter celebrado o Dia Municipal para a Igualdade e, no dia 25 de novembro, se assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência conta as Mulheres, esta foi mais uma oportunidade de dar voz a mulheres inspiradoras que, no decurso da sua experiência profissional e pessoal, se têm destacado e contribuído para infundir a importância do papel das mulheres na sociedade e no mercado de trabalho, em concreto nas áreas do empreendedorismo e inovação tecnológica e social.

Este evento online contou com a participação de Carina Dantas – CEO da SHINE 2Europe, Nancy de Brito – empreendedora e investidora da Semeia Ventures e Carla Duarte – Gestora de Inovação no Instituto Pedro Nunes – ESA Space Solutions Portugal. As convidadas tiveram oportunidade de partilhar vários testemunhos, experiências e reflexões sobre os desafios para alcançar uma sociedade com igualdade de oportunidades. Abordaram também o papel das mulheres e o seu envolvimento e participação em processos de decisão e de liderança nos locais de trabalho.

Ao longo de uma conversa aberta e interativa, foram partilhadas boas práticas para a construção de um caminho com igualdade de oportunidades e que valorize as pessoas e a sua diversidade: “Raramente se podem ver as coisas divididas por género. Não temos de fazer as coisas por sermos homens ou mulheres, simplesmente fazemos o que gostamos”, referiu Carina Dantas. As oradoras realçaram a importância do apoio da família, da escola e dos/as role models (modelos de referência) e fomentaram a ideia de estas questões devem ser abertas ao mundo, as experiências devem ser partilhadas e deve haver um investimento para que os objetivos de igualdade sejam alcançados.

No contexto profissional, um aspeto relevante é a importância do networking, “para estarmos sintonizados na mesma mensagem” referiu Nancy Brito. Além disso, também o tempo é um fator primordial, no que diz respeito à gestão da vida profissional e pessoal/familiar e da liderança de equipas, “que são equipas de pessoas”, nas quais também a diversidade é um elemento-chave, como expressou Carla Duarte. Por fim, relativamente às políticas de igualdade de género, “uma novidade deste ano, do Programa Horizonte Europa é a necessidade de todas as entidades terem um Plano para a Igualdade de Género, o que obrigou a incorporação desta dimensão e a pensar-se esta dimensão nas organizações” realçou Carla Duarte. Para além de se identificar se já existe ou não este plano, o mais importante será perceber como é que estas medidas vão ser aplicadas na prática.

O feedback recebido foi muito positivo, com várias mensagens partilhadas pela assistência: “Obrigada pelos testemunhos e modelos inspiradores”; “Parabéns! Este bate-papo foi uma delícia” e “Foi um momento muito produtivo. Parabéns ao Triplo D por mais esta iniciativa!”