Triplo D marca o encerramento do projeto através de uma conferência final, em Coimbra

No 2 de junho de 2022, o Triplo D, projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, realizou a sua Conferência Final, no Auditório da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Numa tarde marcada pela reflexão e troca de experiências, este evento, que contou com cerca de 40 participantes, pretendeu promover o encontro entre parceiros e stakeholders, apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e disseminar os resultados alcançados ao longo de 3 anos de execução (2019-2022). O Triplo D é um projeto financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.

A sessão de abertura contou com Carlos João Diogo, Diretor-Geral da Cáritas Diocesana de Coimbra, que para além das boas-vindas, reforçou que a ação social tem muitas dimensões, entre as quais a participação e a cidadania, e que o Triplo D foi ao encontro da missão institucional, ao estar presente e intervir na sociedade, de forma a potenciar o seu desenvolvimento. Lúcia Santos, representante da Fundação Bissaya Barreto e do Programa Cidadãos Ativ@s, partilhou o entusiasmo pelo percurso do Projeto Triplo D e pela distinção como boa prática pelas Nações Unidas. Fez ainda um breve enquadramento do Programa, reforçando que este se encontra na última fase de concursos para pequenos projetos.

De seguida, a equipa do Triplo D, que contou com a participação de Ana Goreti Oliveira e Joana Carvalho, partilhou e refletiu sobre os indicadores, resultados e impacto do projeto, ao longo da sua intervenção, incluindo a adaptação da intervenção em tempo de pandemia de COVID-19. Desde o início do projeto até junho de 2022 foram abrangidos um total de 7606 participantes, dos quais 71,33% são crianças e jovens desde o ensino básico até ao ensino secundário, o principal grupo-alvo do projeto. O projeto contou ainda com a participação dos grupos-alvo secundários: crianças do ensino pré-escolar, pessoal docente e não docente, adultos em situação de vulnerabilidade e de adultos mais velhos. Foram abrangidos 4 distritos e 13 concelhos da área de atuação da Diocese de Coimbra, sendo que a maioria das sessões foram realizadas no distrito de Coimbra, nos concelhos de Coimbra e da Lousã. Mais de 90% dos participantes avaliaram as sessões como “Importantes” ou Muito Importantes”. A intervenção da equipa terminou com o agradecimento aos vários participantes, colaboradores e profissionais que participaram no projeto, com especial ênfase para o entusiasmo da Cáritas Diocesana de Coimbra e dos parceiros oficiais do Triplo D.

O primeiro painel da sessão reuniu os representantes dos parceiros oficiais do Triplo: Olga Quaresma – representante do Agrupamento de Escolas da Lousã; Susana Alves-Jesus – Presidente da Direção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes; Nancy Brito – representante do European Centre for Women and Technology. De uma forma geral, os vários parceiros evidenciaram a importância das sinergias criadas pelas parcerias para o crescimento e desenvolvimento institucional, mas também ao nível da intervenção na comunidade.

O segundo painel contou com a participação de Anabela Correia – Coordenadora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Paula Magro – Coordenadora do Ensino Pré-escolar, ambas do Agrupamento de Escolas da Lousã; Sandra Varela – Animadora Socioeducativa no Centro Comunitário de Inserção, Ricardo Sousa – Diretor Técnico do Centro Comunitário de S. José e Lurdes Marques – Animadora Socioeducativa no Centro Social de S. Pedro, centros da Cáritas Diocesana de Coimbra. De uma forma geral, os/as convidados/as elogiaram a capacidade de adaptação e trabalho do projeto: “Falar de cidadania, participação democrática e direitos humanos para pessoas de diferentes níveis de escolaridade e contextos socioeconómicos é muito desafiante e exigente, mas a verdade é que o projeto deixou várias sementes para que surgissem novas atividades e debates, nomeadamente sobre a importância da participação democrática dos/as cidadãos e cidadãs”, partilhou Sandra Varela. Lurdes Marques deixou um testemunho dos adultos mais velhos do Centro Social de S. Pedro, a reforçar a importância de debater e trabalhar os temas dos direitos humanos, participação e cidadania e de como se sentiram impulsionados para votar nas eleições legislativas. Ricardo Sousa partilhou uma mensagem muito positiva sobre o trabalho do Triplo D: “não foram só fazer um trabalho, foram cumprir uma missão”.

A conferência terminou com a participação de Andrea Campos – Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra e Fernando Santos – Diretor Técnico de Centros de Atividades de Tempos Livres e Coordenador do Triplo D entre julho 2019 e setembro 2020. Foi realçado o trabalho realizado, durante vários anos, pela equipa “Com sentidos(s) – Prevenção e Educação”, que abriu o caminho para o sucesso deste projeto e a importância dos projetos de inovação social para a intervenção da Cáritas Diocesana de Coimbra.