ANEM disponibiliza “Guia Prático de Educação para a Sexualidade” de forma gratuita

O “Guia Prático de Educação para a Sexualidade” que a ANEM (Associação Nacional de Estudantes de Medicina) disponibilizou, em 2021, de forma gratuita, e revisto pela “Associação para o Planeamento da Família”, começa por explicar que “em Portugal, a educação sexual é implementada ao longo de todo o currículo escolar, apesar de não existir nenhum programa oficial. Desta forma, é baseada em guidelines que propõem uma abordagem holística, podendo ser aplicadas em qualquer ano escolar por professores, profissionais de saúde e ONGs como a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família (APF).

Deste modo, o guia da ANEM alerta para uma “Educação para a Sexualidade Compreensiva” e explana os seus principais benefícios: “Compreensão dos direitos humanos, diversidade e igualdade de género, levando a uma mudança de atitudes, com a marcada diminuição do preconceito e da violência baseada no género; aumento do autoconhecimento, da capacidade de tomada de decisões e da capacidade de comunicação, resultando no aumento da autoconfiança e assertividade nas pessoas jovens; impacto positivo no sistema de ensino devido à redução dos níveis de violência e assédio nas escolas (…).” Deixa, ainda, o alerta: “Desta forma, considera-se extremamente importante a educação sexual de uma pessoa desde a sua infância, pois irá afetar não só a sua visão acerca de si, como também das outras pessoas e dos diferentes contextos socioculturais, o que terá efeito nos comportamentos ao longo da vida.” Pode encontrar o manual aqui.