ALLright(s) – Direitos para tod@s é o novo projeto da Cáritas de Coimbra

Em junho de 2022 teve início o ALLright(s) – Direitos para tod@s, o novo projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra. O principal objetivo do projeto é sensibilizar e formar crianças e jovens, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, para o conhecimento, compreensão e ativação nas áreas dos direitos humanos, igualdade de género, diversidade e interculturalidade, ao longo de 19 meses. Tendo em conta o know-how de outros projetos de intervenção, como o Triplo D, reconhecido como uma boa prática, em 2021, pela Organização das Nações Unidas, verifica-se a necessidade de promover o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens, ao longo de todo o processo educativo. Para além disso, ainda terá uma componente de capacitação institucional direcionada para os colaboradores da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O projeto assenta em quatro componentes: capacitar, construir, conectar e comunicar. A primeira componente engloba a capacitação de profissionais da Cáritas Diocesana de Coimbra, através de sessões de formação dinamizadas pelos parceiros oficiais do projeto, o European Centre for Women and Technology e a Akto – Democracia e Direitos Humanos. A componente “construir” prevê a realização de sessões de sensibilização para crianças e jovens e envolverá os Centros de Atividades de Tempos Livres da Cáritas Diocesana de Coimbra e o Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, parceiro oficial do projeto. Serão ainda dinamizados grupos de discussão/ativação de jovens, inseridos na componente “conectar” e disseminadas as atividades e temáticas do projeto, através da componente “comunicar”.

O projeto é financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.