Notícias

Sessão de sensibilização sobre Violência no Namoro em Mira

Nos passados dias 21 e 29 de março, o Triplo D esteve na Escola Sec./3 Dra. Maria Cândida, em Mira, realizou 4 sessões de sensibilização com turmas do 9.º ano, sobre o tema da “Violência no Namoro”. As ações permitiram alertar, informar e promover a discussão sobre este tema. Esta iniciativa surgiu através de um convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mira.
De acordo com o “Estudo Nacional sobre Violência no Namoro”, realizado em 2020 pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), 67% dos jovens consideram legítima a violência no namoro, dos quais 26% acham legítimo o controlo, 23% a perseguição, 19% a violência sexual, 15% a violência psicológica, 14% a violência através das redes sociais e 5% a violência física. No que diz respeito às diferenças por género, é por parte dos rapazes que a legitimação é maior, com destaque para o comportamento “pressionar para ter relações sexuais”, em que a legitimação entre os rapazes (16%) é quatro vezes superior à das raparigas (4%). Este estudo envolveu 4598 jovens, com idades entre os 11 e os 21 anos, com uma média de idades de 15 anos.

Em 2021, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade uniu-se a tiktokers, instagrammers e youtubers para uma campanha contra a violência no namoro. Com o mote “Isso não é amor”, foi lançada a campanha #NamorarSemViolência.

Partilhar:

Projeto Triplo D

O Projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos.

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

 triplo@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Siga-nos