21 de março: assinalam-se quatro datas importantes

📌 O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial assinala-se a 21 de março. Este dia foi estabelecido através da Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de outubro de 1966, depois dos acontecimentos do dia 21 de março de 1960, na África do Sul. O tema deste ano é “Vozes para ação contra o Racismo”.
📌 O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International, como o dia 21 de março. A Síndrome de Down ou Trissomia 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um alelo extra no cromossoma 21, isto é, em vez de dois, existem três alelos. Esta data não foi escolhida por acaso: dia 21 corresponde ao cromossoma que está alterado e o mês 3 corresponde aos três alelos.
📌 A 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Floresta. O objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs.
📌 O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março. Comemora a diversidade linguística, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação e promove o ensino da poesia. Esta data foi criada na XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.
(Fonte da imagem: eurocid)