Os desafios dos jovens na política

As instituições e as nações no século XXI vivem com o mesmo modelo político do século XX, o que leva a um afastamento aparente dos jovens (e não só) provocado pelos modelos tradicionais e até dos deveres cívicos fundamentais democráticos como é o simples ato de ir votar. Digo afastamento aparente porque a política é um fenómeno indissociável do ser humano e sociedade e se analisarmos bem, nunca esteve tão viva e com tanta participação e em constante debate por parte dos jovens, através de movimentos espontâneos e apartidários, organizando-se em novos palcos sem espaço, nem tempo e fronteiras físicas definidas, recorrendo normalmente a redes sociais na internet. Enquanto escrevo estas linhas, muitas mais resultam de inúmeros debates que estão a acontecer online e muitos grupos e movimentos foram já criados neste pequeno espaço de tempo. Esses fenómenos por vezes ganham força e catapultam para a esfera física real com impactos por vezes repentinos e quase imediatos, o que era impensável no século XX. O exemplo recente mais mediático e incontornável é o da jovem ativista ambiental Greta Thunberg, que conseguiu colocar as instituições à escala mundial a desenvolver políticas e leis relacionadas com o ambiente e criar movimentos de jovens a nível local em quase todo o mundo, feito que nenhuma instituição mundial tinha conseguido.

O problema e desafio para os jovens é que existe “nas redes sociais” atualmente  também muita proliferação de ideias e conceitos que por vezes são camuflados e que têm por detrás ideais extremistas e até criminosos, perdendo-se a noção linear de ideias partidárias clássicas, aliciando os jovens e depois vendendo uma realidade  que não corresponde à verdade e que pode levar por caminhos muito perigosos, como é o caso do terrorismo.

No futuro a política terá que saber restaurar o equilíbrio e seu sentido verdadeiro, como um serviço público ao serviço da TODOS, adaptando-se e ir ao encontro do espaço dos jovens, envolve-los na discussão, participação política ativa e ação de mudança e assim teremos um mundo melhor e de todos.

Dr. Hélio Antunes, Vereador da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere (agosto 2020)