Sessões de sensibilização na Casa de São José
📌 No dia 18 de outubro de 2021, a equipa do Triplo D esteve à conversa com os adultos mais velhos (65+) da Unidade Residencial Casa de São José. Nesta sessão debateu-se a necessidade de valorizar o papel dos adultos mais velhos na participação cívica e democrática, rompendo-se com o estereótipo de que as pessoas mais velhas são “inválidas”.
📌Foram vários os exemplos mencionados sobre a participação na sociedade, nas suas famílias, em equipamentos sociais, desde a transmissão de conhecimentos vários (como por exemplo, receitas, conselhos, informações sobre determinados trabalhos), escrita de livros, execução de atividades na jardinagem e agricultura, uso de novas tecnologias, voluntariado, à frequência de Universidades Seniores, entre outros.
Os participantes consideraram que os adultos mais velhos devem ser ouvidos e deve ser mantida uma via de comunicação intergeracional, que permita a troca de experiências, conhecimentos e testemunhos entre os jovens e as pessoas mais velhas, para que estas continuem a ser uma “luz acesa no meio da escuridão” (A., 90 anos).