Notícias

INSCREVA-SE JÁ | Conferência “Desafios e caminhos: a construção de ambientes inclusivos e participativos” | 16 DE JUNHO – LOUSÃ (programa na notícia)

Com caráter presencial e de acordo com todas as normas atuais e recomendações da Direção-Geral da Saúde, o Projeto Triplo D vai realizar a sua conferência intermédia com o tema “Desafios e caminhos: a construção de ambientes inclusivos e participativos”. O evento irá realizar-se no Auditório do Centro Pastoral da Lousã, no dia 16 de junho de 2021, pelas 9h30, e as inscrições já estão abertas.

O Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos) é um projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, que tem como objetivo ativar o fortalecimento da cultura da cidadania ativa e participativa, com vista a um maior envolvimento e consciência dos cidadãos sobre a relação entre os espaços, as pessoas e o seu bem-estar. É financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s (2018-2024), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu – EEA Grants, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto.

Desde 2019, o projeto tem desenvolvido várias atividades, nomeadamente dinamização de sessões de educação/formação e de grupos de discussão escolar e comunitária, procurando educar e fortalecer a cultura da cidadania ativa e participativa de profissionais, agentes comunitários, comunidade educativa, crianças e jovens, adultos em situação de vulnerabilidade e adultos mais velhos (65+).

A conferência irá contar com diversos atores da sociedade civil, entidades e instituições que trabalham no terreno, para criar um espaço de reflexão conjunta e troca de experiências sobre o trabalho desenvolvido pelo projeto e as temáticas da cidadania, direitos humanos e participação democrática.

A sessão de abertura contará com a participação de Ana Teresa Santos, do Programa Cidadãos Ativ@s e um representante, ainda a definir, da Cáritas Diocesana de Coimbra. De seguida, a equipa do Triplo D fará uma reflexão conjunta sobre o trabalho realizado desde o início do projeto.

O primeiro painel da sessão reúne os representantes dos parceiros oficiais do Triplo: Pedro Balhau – Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã; Susana Alves – Presidente da Direção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes; Eva Fabry – Diretora do European Centre for Women and Technology e Nancy Brito, também representante da mesma entidade. O objetivo é refletir sobre as parcerias com o projeto e as suas temáticas.

O segundo painel abordará a importância da educação, cidadania e participação na construção de ambientes inclusivos e participativos. Contará com a participação de Henriqueta Oliveira – Vereadora na Câmara Municipal da Lousã; Anabela Correia – Coordenadora da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no Agrupamento de Escolas da Lousã; Ricardo Sousa – Diretor Técnico do Centro Comunitário de S. José e Lurdes Marques, Animadora Socioeducativa no Centro Social de S. Pedro, ambos centros da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O evento é gratuito mas sujeito a inscrição, até ao dia 14 de junho de 2021, através do link: https://forms.gle/SJEanaTZUNFaf2F96 (inclui certificado de participação).

Projeto Triplo D

O Projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos.

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal