Notícias

Democracia, demografia e direitos humanos? – Triplo D, o novo projeto da Cáritas de Coimbra

Triplo D (Democracia, Demografia e Direitos Humanos) é o nome do novo projeto da Cáritas Diocesana de Coimbra, que será implementado com os parceiros European Centre for Women and Technology (Noruega), Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e Agrupamento de Escolas da Lousã e teve início em julho de 2019.

Este projeto é cofinanciado pelo programa CIDADÃOS ATIV@S (no âmbito do Active Citizens Fund/EEA Grants, sendo os países doadores a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega), que é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.

O projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos. Para esse fim irá desenvolver sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, procurando empoderar e educar profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas, auxiliando-as a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local.

A problemática deste projeto insere-se em três pontos: desigualdade territorial, nomeadamente entre os territórios urbanos e os de baixa densidade; reduzida participação na tomada de decisão por parte dos jovens, idosos e população vulnerável; envelhecimento e necessidade de desenvolvimento de ambientes inclusivos que considerem as trajetórias de vida de cada indivíduo. É necessária uma abordagem participativa e longitudinal para garantir a implementação de comunidades ativas, com alta participação cívica e democrática e que garanta ambientes inclusivos e amigáveis para todas as idades.

A Cáritas de Coimbra tem, nos últimos anos, procurado sensibilizar e implementar novas soluções no âmbito destas temáticas e o projeto Triplo D viria consolidar um processo que deve ser autónomo e exclusivo no sentido de se conseguirem resultados mais efetivos junto dos cidadãos, tornando-os, também, promotores e agentes da mudança e da decisão política.

O projeto tem 4 grandes ações:

• Educar e sensibilizar crianças, jovens, grupos comunitários, educadores e professores, com vista à promoção de competências pessoais facilitadoras de um desenvolvimento positivo e de contextos propiciadores da participação democrática e da cidadania ativa. Faz-se aqui um percurso que se inicia no jardim-de-infância e culmina com pessoas idosas, abrangendo os diferentes contextos, idades e estruturas de relação;
  • Exponenciar a disseminação dos ambientes amigáveis, através de um programa de eventos culturais e campanhas de divulgação com extensa participação direta do público, que assim interiorizam e se apropriam da temática de uma forma mais internalizada e aprofundada. Esta metodologia pretende transformar todos os participantes em veículos de sensibilização junto dos seus círculos pessoais, multiplicando os destinatários das ações e facilitando a sensibilização nas diferentes esferas sociais;
  • Maximizar a utilização da rede institucional de parceiros e a relação de proximidade da Cáritas de Coimbra com os media e organizações locais, regionais e nacionais para a criação de uma malha comunitária de disseminação e participação;
  • Potenciar a replicação das ações e recursos, bem como a partilha de boas práticas e a formação especializada da equipa do projeto e dos técnicos que trabalham com estes públicos, tornando a resposta institucional mais robusta e musculada e, naturalmente, melhorando a intervenção regional neste âmbito.

Projeto Triplo D

O Projeto Triplo D visa aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, ao trabalhar as ligações entre democracia, demografia e direitos humanos.

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal