Apresentação do Projeto Triplo D da Cáritas de Coimbra | 19 setembro

A Cáritas Diocesana de Coimbra convida toda a comunidade para a apresentação pública do Projeto Triplo D, a realizar no dia 19 de setembro, pelas 09h30, na Sede da Instituição (Jardim de Inverno).

O projeto Triplo D propõe aumentar o envolvimento democrático e a participação política dos cidadãos, trabalhando as ligações entre Democracia, Demografia e Direitos humanos. Para esse fim, serão desenvolvidas sessões de educação/formação e grupos de discussão escolar e comunitária, procurando empoderar e educar profissionais, agentes comunitários, crianças e jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas idosas, auxiliando-as a analisar e discutir políticas e a propor recomendações de melhoria das dinâmicas democráticas a nível local.

A problemática deste projeto insere-se em três pontos: envelhecimento acentuado da população; participação na tomada de decisão por parte dos jovens, idosos e população vulnerável, em práticas mais saudáveis, inclusivas e democráticas; e no desenvolvimento de ambientes inclusivos que considerem as trajetórias do envelhecimento dos indivíduos.

Nos últimos anos, a Cáritas de Coimbra tem implementado estas temáticas na sua área de atuação e o projeto Triplo D contribuirá, também, para que as respostas sociais da Instituição alcancem uma intervenção mais enquadrada nas suas comunidades educativas nos âmbitos da democracia e da participação cívica.

No dia da apresentação pública do Triplo D, primeiramente, haverá a oportunidade de abordar o tema “Democracia, demografia e os direitos humanos. Que políticas para a participação cívica?” com a Dra. Idália Serrão, Ex. Vice-Presidente da Assembleia da República e Membro da Administração do Montepio. Num segundo momento do evento, que contará com a moderação do Professor Dr. João Caetano, Pró-reitor da UAB, será, então, apresentado o Projeto Triplo D e os seus parceiros (European Centre for Women and Technology, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e o Agrupamento de Escolas da Lousã).

O evento é de entrada livre, mas com inscrição obrigatória.

Conheça o programa e faça a sua inscrição.